Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

A Cerimônia de Investidura: Uma Visão Geral do Ritual


Após participarem do ritual da Iniciatória - lavagem e unção, os mórmons dirigem-se ao vestiário e colocam roupas brancas sobre o garment.

Logo após, dirigem-se para a sala de investidura, carregando as demais peças de roupa que serão acrescentadas durante o ritual (veja AQUI).

As modernas "salas de Investidura" são pequenas salas de cinema no interior do templo, com um corredor no centro da sala. Portanto, a Investidura é apresentada na forma de um filme, com eventuais pausas para a participação de todos.

Abaixo, algumas fotos de salas de endowment (investidura):









As mulheres sentam-se à esquerda e os homens à direita, separados pelo corredor.

Na frente da sala há um altar (diferente do altar do casamento e selamento), sobre a qual estão a Bíblia, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios.


 

Quando todos estão quietos, o filme começa, dando as boas-vindas aos irmãos do templo e explicando que todos devem ter recebido já as ordenaças da Iniciática de lavagem e unção, as peças do vestuário do Santo Sacerdócio e o novo nome.

As luzes então diminuem e, em seguida, começa um filme que retrata a criação da Terra em "períodos" de duração indeterminada, que são depois chamados de "dias".

A criação é realizada por dois deuses, sob a direção de um terceiro. O Deus principal, chamado Elohim, ordena que Jeová e Miguel executem o trabalho da criação. (Os mórmons acreditam que Elohim é Deus, o Pai, enquanto Jeová é Jesus Cristo na sua forma pré-mortal, e Miguel é o arcanjo cujo espírito será colocado no primeiro homem, o que faz dele Adão).

A fim de tornar o ritual impressionável e vital para eles em suas vidas diárias, os participantes do templo são aconselhados a considerarem-se, respectivamente, Adão e Eva.

Na sequência da criação, o espírito de Miguel é colocado em um corpo. Os Deuses despertam-no, mas colocam-no para dormir novamente, a fim de formar uma mulher de sua costela.

Quando ele desperta do sono, ele torna-se Adão, “como uma criança." Ele também esqueceu tudo sobre sua existência pré-mortal.

Depois de despertar, Adão nomeia sua mulher Eva, “porque ela é a mãe de todos os viventes” e os Deuses proíbem o casal de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

O casal feliz, em seguida, passeiam no jardim.

A tentação de Adão e Eva no Jardim do Éden é então encenada.

Satã (interpretado, em uma das versões, pelo cantor de ópera mórmon Michael Balam) é mostrado à espreita no jardim, quando ele se apresenta à Adão como seu "irmão".

Incapaz de seduzir Adão a provar do fruto, Satanás consegue pursuadir Eva a comer do fruto.Ela, por sua vez, diz à Adão o que fez, e ele compartilha o fruto.

De repente, os olhos de Eva são abertos e ela reconhece o seu tentador como "aquele que foi expulso da presença do pai por rebelião."


Lúcifer percebe isso, e depois diz que o casal deve vestir-se com aventais de folhas figo, para que Deus não veja a sua nudez.

O casal faz o avental e se esconde.

 (Neste momento todos os participantes colocam seus aventais - veja detalhes AQUI).

Os deuses aparecem e castigam Adão e Eva por sua desobediência, e Elohim os amaldiçoa, e expulsa Lúcifer do jardim.

Querubins e uma espada flamejante são colocados entre Adão e Eva e a Árvore da Vida, para que não estendam as mãos e partilhem do fruto e vivam para sempre em seus pecados.

Embora Elohim deu um Salvador para a humanidade (significando Jesus), Adão e Eva ainda devem assumir certas convênios e aprender os segredos do Sacerdócio se eles quiserem regressar à Sua presença.

Os segredos do Sacerdócio consistem em sinais, símbolos e palavras.

Os sinais são gestos físicos, os toques são apertos de mão secretos, e as palavras são os nomes dos sinais.

No ritual pré-1990 também havia "sinais de pena" ou "penalidades", que indicavam como o mórmon preferiria morrer se ele/ela traissem os segredos do templo.

O filme é interrompido para permitir que os telespectadores participem brevemente em determinados pontos-chave – repetindo os sinais, toques e acrescentando as peças de roupas extra - veja detalhes AQUI.


Os convênios (dados em momentos específicos durante toda a cerimônia) incluem coisas como viver castamente, obedecer aos líderes mórmons e doar  toda a riqueza para a Igreja, se forem ordenados a fazê-lo.

Os participantes do templo levantam-se e tomam sobre si todas as obrigações dadas a Adão e Eva. É solicitado também que eles coloquem suas roupas do templo, em determinadas partes do filme. O robe, o chapéu e cinto são trocados para o outro lado do corpo durante a parte final da cerimônia - veja detalhes AQUI.

Depois de receber esses primeiros segredos, Adão e Eva são expulsos do jardim.

Depois de serem expulsos para o "mundo solitário e triste" Adão e Eva são seguidos por  Lúcifer, que tenta desviá-los.

 Elohim envia os espíritos pré-mortais de Pedro, Tiago e João, para saber se Adão tem sido leal aos toques e sinais que recebeu.

O apóstolos relatam que Adão e Eva "e sua posteridade" (os irmãos no Templo) são leais e fiéis, e depois voltam para fornecer "mais luz e conhecimento" à Adão. Eles também expulsam Satanás.

Eles, então, dão à Adão mais sinais, símbolos e convênios secretos.

Assim termina o filme, e o restante da Investidura é feita por um "oficiante" quem está à frente do altar, e que ensina os sinais secretos, etc, quando o filme assim requisita -veja detalhes AQUI.

Aos irmãos também é ensinada "a verdadeira ordem da oração" - veja detalhes AQUI.

Esta consiste em ficarem em pé ao redor do altar, e fazer todos os sinais e símbolos do Sacerdócio, incluindo um canto com as palavras "Ó Deus, ouve as palavras da minha boca" (três vezes). Na investidura pré-1990, as palavras eram ditas na língua “adâmica”: "Pay Lay Ale".

Depois disso, os mórmons aprender o significado dos símbolos em seus garments, observando o oficiante apontar para marcas semelhantes no véu do templo.

Eles são informados que, para completar a cerimônia, todos devem passar por uma abertura no véu, alcançando a Sala Celestial (que representa entrar no Reino Celestial, o céu mórmon).

O véu tem várias fendas, com as formas das marcas do garment (o esquadro e o compasso, etc), e na mesma posição. 


Uma pessoa, que representa "Deus", fica do outro lado do véu.


Ele põe a mão através de uma fenda, na altura da cintura, para testar o conhecimento dos toques do Sacerdócio de cada um dos que assistiram a cerimônia.

 

Há um ensaio de todos os toques do Sacerdócio neste momento. Os irmãos são informados de que devem fazer o mesmo, e eles são chamados até o véu, para fazê-lo.

Após fazer todos os toques e responder às perguntas (sempre com um oficiante do templo ao lado, para ajudá-los se esquecerem alguma coisa), eles entram na "sala celestial".  


Isso completa o ritual da Investidura.

Comentários:

Uma conexão muito distinta entre Mormonismo e Maçonaria realmente existe embora muitos apologistas mórmons discordem.

O endowment mórmon tem quatro símbolos, os primeiros três correspondem em diversos aspectos aos três graus da maçonaria. O quarto não corresponde a um grau da maçonaria, mas possui paralelo forte à parcela final da terceira cerimônia da maçonaria.
 

Um dos pontos marcantes na história é que Joseph Smith não apenas alegou ter reconhecido na Maçonaria sobrevivência de antigas práticas templárias, mas que ele ousou corrigir o que havia encontrado, oferecendo em seu lugar o que ele dizia ser o protótipo incorrupto. Desta forma, enquanto o ritual do templo Mórmon realmente carrega alguma semelhança com a Maçonaria, ele também difere em pontos significativos, mostrando que Joseph Smith tinha suas próprias idéias. 


Ouça, em inglês, TODA a cerimônia realizada dentro do templo SUD clicando na figura ou no link abaixo :






4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Jonathas

    Eu ainda publicarei a segunda parte do Endowment, sobre a passagen no véu (a primeira está em Os toques Secretos.

    É uma tradução difícil, pois estou tentnado encontrar as figuras certas para deixar claro o que é feito.

    Depois publicarei um texto com o ritual completo, inclusive com o filme.

    E os textos aqui podem e devem ser usados, desde que sejam devidamente referenciados e não tenham fins lucrativos.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tem como conseguir o Filme que passam na investidura? Faz tempo que não o vejo ! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Nào. Sei que o áudio está no 4shared - se já não foi denunciado - mas o vídeo, até o momento, creio que ninguém ainda o tenha filmado.

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.