Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DOUTRINA SUD - Jesus bebeu suco de uva?


MÓRMONS SÃO ENSINADOS QUE JESUS BEBEU SUCO DE UVA, E NÃO VINHO

O "vinho" na Bíblia significa "suco de uva"?

A fim de justificarem o cumprimento da “Palavra de Sabedoria”, os SUDs buscam as escrituras para apoiá-los. Alguns mórmons afirmam:

“Como afirmar que as palavras originais em hebraico e grego significam vinho fermentado? Alguns historiadores dizem que o vinho usado era nada mais do que o melaço - que essa bebida de uva não era intoxicante e era uma bebida comum no tempo de Cristo".

Aqui está a verdade sobre essa idéia:

Há treze palavras em hebraico e grego originais para "vinho" que consta na Bíblia. Como podemos saber o que significa um vinho fermentado? Ao comparar a sua utilização, o significado bíblico de vinho pode ser definido.

Uma das palavras originais em hebraico para vinho é "yayin". Esta palavra é usada pela primeira vez em Gênesis 9:21 quando Noé bebeu "do vinho (yayin) e embriagou-se." Este vinho causou embriaguez! Era apenas suco de uva ou melado?

Em Gênesis 14:18 lemos sobre Melquisedeque:

“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho (yayin); e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”

Aqui o próprio Deus deu vinho a Abraão. E, novamente, a palavra hebraica original era "yayin" que significa vinho fermentado.

Esta mesma palavra hebraica é usada em Amós 9:14, ao falar do próximo milênio, onde as pessoas vão “plantar videiras, e beber o seu vinho (yayin)." Eles vão beber o mesmo tipo de vinho que Noé bebeu, mas que ficou bêbado por indulgência.

No Novo Testamento, uma palavra de origem grega para vinho é oinos.

Podemos verificar que esta palavra refere-se a uma bebida com álcool na história do bom samaritano: o samaritano derramou óleo e vinho nas feridas do homem (Lucas 10:34), mostrando que o vinho tinha o suficiente teor de álcool para ser usado como um anti-séptico. Será que você derramaria suco de uva ou melaço em uma ferida?

A mesma palavra grega oinos é usada em João 2, quando Jesus transformou água em vinho por um milagre divino.

Ela também é encontrada em 1 Timóteo 5:23, quando Paulo comanda:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho (oinos), por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades."

Esta palavra pode ser vista ainda em Efésios 5:18:

“E não vos embriagueis com vinho (oinos), em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;”

Portanto, a palavra “vinho” usada tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento referia-se, de fato, ao vinho que conhecemos hoje, e não a suco de uva.

É importante ressaltarmos que, nos tempos antigos, era muito difícil a preservação do suco de uva a não ser por um curto período de tempo, devido ao seu alto teor de açúcar. Esta era um meio de cultura para crescimento de bactérias e fungos, que estragariam rapidamente a bebida transformando-a em vinagre. Assim, o suco do "fruto da videira" era transformado em um melado grosso ou em vinho.

Verifique Hastings Bible Dictionary para a prova completa. Esperamos que um dia os mórmons descubram que o que faz mal é a quantidade!

“A diferença entre remédio e veneno é a dose” – Paracelso

Complementando:

“Não há nada na natureza que não seja venenoso. A diferença entre remédio e veneno está na dose de prescrição”. A água, por exemplo, pode ser tóxica. Os afogamentos são causados por excesso de água e ela é um elemento de considerável importância nos casos de edema cerebral e pulmonar. Seguindo a mesma linha de pensamento, por estranho que pareça, o veneno mais perigoso do mundo, a toxina botulínica, é usado hoje com efeitos terapêuticos e estéticos no botox. Vale, então, o alerta para as pessoas que consideram inócuos os analgésicos e os antiinflamatórios porque a maioria é de prescrição livre.'

*Dr. Anthony Wong é médico pediatra e toxicologista no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.


IR PARA SUMÁRIO

4 comentários:

  1. Um elder me disse que o vinho de antigamente era suco de uva. E que existia os dois tipo.rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Também me disseram isso várias vezes, Thiago.

    Mas realmente não faz sentdo, uma vez que sem geladeira, o suco de uva azeda, virando vinagre. E a fermentação propositada, com as bactérias específicas, evita isso.

    Portanto, faz muito mais sentido pensarmos que era sim vinho, pois o suco de uva tinha que ser consumido quase que imediatamente após a colheita e processamento das uvas, coisa que não acontecia todos os dias do ano!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Os mórmons sempre acham um meio de justificar suas leis inventadas e tentam impor isso aos seguidores, através de mentiras e subterfúgios. Vinho é vinho (na bíblia) e não suco de uva como os mórmons alegam. Alguém iria para o inferno se bebesse um copo de vinho? Os mórmons afirmam que sim, através da Palavra de Sabedoria deles. Onde os mórmons arrajaram essa desculpa tão inóqua, dizendo que Jesus tomou suco de uva?

    ResponderExcluir
  4. Mário

    É apenas para justificar a Palavra de Sabedoria.

    Veja a origem da palavra de Sabedoria aqui e divirta-se: http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/palavra-de-sabedoria-parte1.html

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.